Camões

Centro de Língua Portuguesa


Cidade da Praia - Cabo Verde

[1999 - 2020]

Escola Portuguesa de Cabo Verde| Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 110 (Ensino Básico - 1.º ciclo)

 

Torna-se público a abertura de um procedimento concursal destinado à seleção de um docente detentor de habilitação profissional no Grupo de Recrutamento 110 para horário semanal de 25 horas letivas semanais, anual, para o ano letivo 2020/2021 na Escola Portuguesa de Cabo Verde – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPCVCELP), nos termos dos n.ºs 1 e 2 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 213/2015, de 29 de junho, e do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na atual redação.

 

     a) A contratação de pessoal docente será efetuada nos termos dos n.ºs 1, 2, 7 e 8 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 213/2015, de 29 de junho, e do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na atual redação.

     b) O Contrato terá a duração do ano escolar de 2020/2021, com início a 1 de setembro de 2019 e final a 31 de agosto de 2021.

     c) Local de trabalho: Escola Portuguesa de Cabo Verde – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPCV-CELP), em Cabo Verde. Sede: Cidadela - Praia - Ilha de Santiago - Cabo Verde, Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

     d) Remuneração: Fixada nos termos do n.º 8 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 213/2015, de 29 de junho.

 

Critérios de admissão:

Critério geral de admissão - Serão admitidos ao concurso os candidatos que possuam a habilitação profissional requerida de acordo com o Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na atual redação.

 

Critério de Seleção:

Os candidatos serão selecionados de acordo com a sua Graduação Profissional nos termos do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na atual redação, obtida até 31 de agosto de 2019.

 

Critérios de desempate:

Para efeitos de desempate são utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

- Número de dias de serviço em Escolas Portuguesas no Estrangeiro. 

- Candidatos com classificação profissional mais elevada.

- Candidatos com maior tempo de serviço docente prestado após a profissionalização.

- Candidatos com maior tempo de serviço docente prestado antes da profissionalização 

- Candidatos com maior idade.

 

Cronograma. O procedimento de seleção seguirá o seguinte cronograma:

a) O procedimento de seleção é aberto a partir do momento da sua divulgação no portal da EPCV-CELP, e decorre pelo prazo de 3 dias úteis a contar da data da sua disponibilização e até às 23:59:59H do último dia da candidatura (horas de Cabo Verde);

b) As candidaturas são exclusivamente eletrónicas, devendo os candidatos utilizar para o efeito o endereço de correio eletrónico disponibilizado no portal da EPCV-CELP (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.);

c) A candidatura deve ser apresentada através de correio eletrónico referido na anterior alínea b), enviando o formulário, em formato não editável, que se encontra em anexo (anexo 1) ao presente aviso de abertura e que dele faz parte integrante, com os seguintes elementos:

     1. Identificação do n.º do Aviso de Abertura do concurso e o Número do Horário a que se refere a candidatura;

     2. Identificação do grupo de recrutamento e o n.º de horas semanais do horário a que se refere a candidatura;         3. Identificação do Candidato, incluindo a data de nascimento;

     4. Nº de Utilizador (SIGRHE);

     5. Indicação da Morada e local de residência;

     6. Indicação do endereço eletrónico de contacto e número de telemóvel com prefixo do país;

[...]

Aceda ao Edital, em linha, em: https://bit.ly/3hhxJka

 

Instituto Hispano Brasileiro: Aberta as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado e Cadastro de Reserva visando a contratação de Professores de Língua Portuguesa

(cursos de Português como Língua Estrangeira na modalidade a distância do Instituto Hispano Brasileiro)

 

O Diretor do Instituto Hispano Brasileiro (IHB), sito em João Pessoa-PB, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado e Cadastro de Reserva visando a contratação de Professores de Língua Portuguesa para os cursos de Português como Língua Estrangeira na modalidade a distância do Instituto Hispano Brasileiro, conforme as disposições a seguir.

 

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO E CADASTRO DE RESERVA

1.1 O Processo Seletivo cujas inscrições são abertas pelo presente Edital está relacionado com a oferta formativa de Cursos de Português para Estrangeiros que o IHB oferecerá na modalidade a distância. O objetivo dos cursos é o de preparar os estudantes para adquirir competência comunicativa nessa língua tomando como base o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas do Conselho da Europa, assim como preparar os candidatos para os exames internacionais de proficiência e domínio em Português como Língua Estrangeira (CELPE-Bras, Exames do CAPLE e outros);

1.2 A contratação será realizada em regime de prestação de serviços.

1.3 O número de vagas oferecidas através do presente Edital é igual a 01 (uma), criando também um cadastro de reserva.

1.4 O prazo de validade do presente processo seletivo é de 06 (seis) meses, contado a partir da publicação do resultado final no site da instituição, podendo, a critério do IHB, ser prorrogado por igual período.

[...]

 

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o presente processo seletivo são gratuitas e seguirão o cronograma de execução deste edital. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Instituto Hispano Brasileiro www.institutohispanobrasileiro.com.br, desde que o candidato detenha ou possua acesso uma conta do Google válida e ativa.

O formulário de inscrição estará disponível durante o período de 5 a 8 de setembro de 2020. O mesmo será encerrado automaticamente às 23h59min do dia 8 de setembro, portanto, o candidato não terá acesso à plataforma de inserção de dados de inscrição após o prazo delimitado pelo presente edital. Não serão aceitas inscrições efetuadas depois das 23:59 do dia 8 de setembro, sob nenhuma justificativa.

No ato da inscrição é necessário que o candidato preencha o formulário de inscrição que se encontra disponível no site do IHB (www.institutohispanobrasileiro.com.br).

[...]

 

Aceda ao Edital, em linha, em: https://bit.ly/2Ze9LQF

 

Assistant Teacher - Portuguese Bilingual Immersion Program

 

Portuguese / EnglishK - 5 Two-Way Bilingual Immersion
Olá is a two-way Portuguese–English bilingual immersion program within King Open. Parents must designate Olá as a choice when they register their children for school. Olá is a semi-autonomous program, and students from Olá and those in the regular King Open program have separate academic classes. Both programs, however, follow the same basic curriculum, and teachers from both programs meet together by grade-level.

Olá students alternate between Portuguese and English, with the goals that students become bilingual and bi-literate and celebrate the multiculturalism reflective of the Portuguese-speaking countries and communities represented in the program. Olá is a vital part of the King Open school community.

 

Our Mission
The program is designed to:

  • teach the Portuguese language and culture from the Portuguese-speaking world from grades K - 8.
  • Integrate instruction in all academic subjects with Portuguese and English language development so that all students become bilingual and biliterate.
  • develop children's creativity and critical thinking
  • provide students with a diverse ethnic environment that develops cross-cultural understanding and friendships.

 

Why Become Bilingual?
In today's job market, bilingualism and biliteracy are valuable professional assets

 

Why Learn Portuguese?
Because Portuguese is:

  • the 6th-most-spoken language in the world
  • one of the languages most used in international business and international organizations today
  • a big advantage in the Massachusetts workplace where there is a large population of Portuguese speakers

 

Curriculum

  • Students who choose Ola are taught the King Open curriculum in Portuguese and English, developing academic skills in both languages, and following state and local frameworks and benchmarks.
  • The heritage, language, and culture of the Portuguese-speaking world are explored academically through theater, songs, dance, and literature.
  • Hands-on projects integrated into the curriculum of each grade level.
  • Field trips that connect students to the rich local Portuguese-speaking community.

 

Aceda a informação sobre o OLÁ Bilingual Program, em linha, em: https://bit.ly/2GrU6qn

 

Discovery Language Academy: Part-time Portuguese Language Instructor

 

Discovery Language Academy in New Bedford, Massachusetts is hiring for the 2020-2021 School Year Discovery Language Academy As a Part-Time Portuguese Language Instructor, you will deliver lessons in accordance with Discovery Language Academy teaching principles: focusing on the interests and needs of your students.

 

Additional responsibilities for the Part-Time Language Instructor include:

• Keeping student records up to date

• Integrating learning technology into teaching programs

• Maintaining center resource materials

• Participating in monthly Professional Development Workshops As a Part-time Portuguese Language Instructor for DLA, you must have exceptional communication skills in both English and Portuguese.

 

You must be able to speak the required language at native fluency level. We are seeking interactive and motivated instructors who are comfortable working in a diverse environment. Additional responsibilities for the Part-time Portuguese Language Instructors include:

• Eligible to work in the U.S.

• Bachelor’s degree or the equivalent

• Teaching experience in Portuguese, a plus Must be available evenings.

 

For more information please contact: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. DLA is proud to be an Equal Opportunity Employer.

Discovery Language Academy in New Bedford, Massachusetts is hiring for the 2020-2021 School Year Discovery Language Academy As a Part-Time Portuguese Language Instructor, you will deliver lessons in accordance with Discovery Language Academy teaching principles: focusing on the interests and needs of your students. Additional responsibilities for the Part-Time Language Instructor include: • Keeping student records up to date • Integrating learning technology into teaching programs • Maintaining center resource materials • Participating in monthly Professional Development Workshops As a Part-time Portuguese Language Instructor for DLA, you must have exceptional communication skills in both English and Portuguese. You must be able to speak the required language at native fluency level. We are seeking interactive and motivated instructors who are comfortable working in a diverse environment. Additional responsibilities for the Part-time Portuguese Language Instructors include: • Eligible to work in the U.S. • Bachelor’s degree or the equivalent • Teaching experience in Portuguese, a plus Must be available evenings. For more information please contact: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. DLA is proud to be an Equal Opportunity Employer.
 
 
Vista por Mariana Faria às Quinta-feira 20:55
 
 
 
 
 
 
 
 

Ministério da Educação de Cabo Verde: Recrutamento de Docentes

 

No dia 01 de setembro, foi publicado o Boletim Oficial que formaliza a abertura do procedimento concursal público para o recrutamento de docentes, disponível, em linha, em: https://cutt.ly/1fxveBV

 

No Grupo da Língua Portuguesa, registamos a existência de:
- 27 vagas para docentes do Ensino Básico, em regime de monodocência (1.º - 4.º anos)
- 18 vagas para docentes de Língua Portuguesa no Ensino Secundário.

 

As candidaturas devem ser apresentadas a partir do 5º (quinto dia) a seguir à publicação do regulamento na plataforma eletrónica: www.mf.gov.cv/web/dnap
 
O concurso é coordenado e supervisionado pela Direção Nacional da Administração Pública (DNAP), de acordo com os princípios e procedimentos aplicáveis aos concursos para o recrutamento e seleção de pessoal na Administração Pública, estabelecidos no artigo 20º do Decreto-Lei n.º 56/2019, de 31 de dezembro.
 
Aceda a informação sobre o procedimento concursal, em linha, em: https://dnap.gov.cv
 
 

Subcategorias

Carreiras| Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Carreiras| Outros Organismos

Carreiras| Empresas